Concessão das rodovias do Vetor Norte: um projeto que fortalece o transporte público metropolitano e traz benefícios para a Região Metropolitana de Belo Horizonte
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) manifesta seu apoio ao plano do Governo de Minas Gerais de conceder à iniciativa privada a gestão das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, vias do chamado Vetor Norte e consideradas estratégicas para a logística de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Entendemos que concessões rodoviárias e instalação de pedágios são pautas que podem, em um primeiro momento, despertar resistência. No entanto, o Sindicato acredita que a proposta deve ser analisada de maneira mais detalhada, sob uma ótica de ganhos socioeconômicos e ambientais importantes no longo prazo.
Do ponto de vista da mobilidade regional, a concessão destes trechos trará um benefício essencial: a isenção de pedágio para o transporte público metropolitano. Isso significa que os ônibus que atendem milhares de passageiros diariamente continuarão circulando sem cobrança e, portanto, sem impacto na tarifa final, o que incentiva o uso do transporte coletivo.
Esse incentivo promoverá mais integração para a região, contribuindo para a redução do trânsito, a melhoria do fluxo urbano — que beneficia não apenas os passageiros, mas toda a dinâmica das cidades —, e a promoção da sustentabilidade, já que menos carros nas vias resultam na diminuição das emissões de poluentes e o consumo de combustíveis.
Além destes benefícios, rodovias modernizadas e monitoradas garantem mais eficiência operacional para as empresas de transporte, o que também se traduz em melhorias nos serviços prestados aos passageiros. Serão cerca de 120 quilômetros e investimentos de R$ 5 bilhões em pistas duplicadas, melhores acessos, boa sinalização e suporte emergencial 24 horas, por exemplo. Com isso, as viagens se tornam mais rápidas, previsíveis e seguras, reduzindo o tempo de deslocamento e o risco de acidentes. De acordo com os estudos técnicos que embasam o projeto, as obras previstas podem reduzir em até 45% o número de ocorrências nos trechos contemplados.
Por fim, entendemos também que a implementação do pedágio para os demais veículos será feita de maneira moderna com o sistema free flow, que permitirá a cobrança proporcional à quilometragem percorrida, com descontos progressivos para usuários frequentes. Esse modelo evita a formação de filas nos pedágios e otimiza a circulação, beneficiando especialmente as áreas que concentram um grande fluxo de passageiros e trabalhadores.
O Sintram reafirma seu compromisso com o transporte público de qualidade e entende que este é um passo importante para a modernização da mobilidade regional, equilibrando o investimento privado com o interesse público e promovendo um sistema de transporte mais seguro, ágil e sustentável para todos os cidadãos da Grande BH.